segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.

Em 2005 a capacidade mundial de geração de energia elétrica através da energia eólica era de aproximadamente 59 gigawatts, - o suficiente para abastecer as necessidades básicas de um país como o Brasil - embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia.

Em alguns países a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal (dados de setembro de 2007) e na Espanha. Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005.

Primeiro gerador urbano

Entre as diversas fontes alternativas de energia, as mais relevantes no Brasil são, por ordem de potencial estimado: a eólica (57 GW); a solar fotovoltaica (14,3 GW); a obtida a partir da biomassa (20 GW); e as pequenas centrais hidrelétricas ou PCHs (9,5 GW).




Um comentário:

Unknown disse...

Não sei quem fez essa postagem!
Não tem o resumo e a pesquisa está muito fraca.
Profa. Ekaterini